Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fitch eleva nota do Brasil e pode dar mais gás ao mercado de capitais brasileiro

A agência de risco norte-americana melhorou a nota de crédito brasileira e aponta melhora no avanço de algumas reformas importantes no país. Com está elevação o Brasil pode atrair mais capital externo e fortalecer ainda mais o real, mas para alcançar o grau de investimento o Brasil ainda precisa de mais duas elevações em sua nota. O Brasil estava com nota de bb- e passou para bb, antes de conseguir o grau de investimento é preciso passar pela nota bb+, último degrau de grau especulativo, e finalmente a nota bbb-, que já tem selo de bom pagador.

Recuperar o grau de investimento é importantes porque mostra como o mercado internacional enxerga nossa economia e ultimamente está havendo seguidas elevações o que pode favorecer investimentos de outras nacionalidades. Já o dólar que vem em um forte desvalorização nos últimos tempos, tende a perder mais espaço ainda.

Essas elevações também favorecem ao mercado acionário brasileiro, pois com isso o risco-país tende a diminuir e investidores estrangeiros passam a olhar as empresas com um maior potencial de valorização. Neste cenário é bom garimpar boas empresas, olhar o nível de sobre compra para ver se vale a pena correr o risco.

A tendência é que o Brasil tenha sua nota elevada nas próximas avaliações, o controle inflacionário, as reservas cambias e os avanços da expectativas do PIB são fatores que respaldam esse caminho.